sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Histórico sobre a origem da EEF Filomeno Freitas de Vasconcelos

A Escola de Ensino Fundamental Filomeno Freitas Vasconcelos situada na Avenida Tenente Albano Nº 865, tucuns – Cruz – Ce. CEP: 62.595-000.

Localizada na sede do município de Cruz, próxima ao Hotel Municipal, em frente ao Lions Club, tem o apoio das secretarias municipais, sendo assessorada pela Secretaria Municipal de Educação.

A escola recebeu este nome em homenagem a um senhor caxeiro viajante muito conhecido no município.

A idéia de se construir uma unidade de ensino que atendesse a necessidade educacional dessa comunidade teve origem quando o Sr. Amadeu Filomeno passando pelo bairro de Tucuns, viu umas crianças estudando sentadas no chão de uma garagem, comovido com aquela cena, resolveu conversar com alguém que pudesse ajudar, na educação e no bem estar daquelas crianças.

O Sr. Amadeu foi procurar o Sr. Valci costa, que por sua vez, Procurou a Sra. Maria Alice que era uma referencia como educadora na época, atuando como Secretária de Educação e juntos foram até a casa do prefeito . Para o bem de todos e da educação das crianças, o Sr. Jonas Muniz se interessou pela proposta e foi até a comunidade para avaliar as reais necessidades, chegando foi recepcionado por alguns moradores onde puderam conversar abertamente sobre os interesses educacionais para aquela gente, após algumas sugestões resolveu construir uma escola na comunidade de Tucuns. Este foi o primeiro passo, iniciou a procura de um terreno para ser comprado, soube-se que Sra. Doraci tinha interesse em vender um terreno que havia herdado de seu pai Sr. Chagas Gregório. O terreno tinha setenta metros de largura e oitenta metros de fundo, após minuciosa avaliação a negociação foi concluída com a compra do mesmo. Após a compra, imediatamenteiniciou-se a construção e em poucos dias a escola estava levantada, pronta para abrigar o sonho de muitas crianças, foi inaugurada no dia 14 de Janeiro de 1987, pelo prefeito de Cruz, João Muniz Sobrinho como comemoração a emancipação política do município. Ficou funcionando no primeiro ano sem diretora, só no ano seguinte a Sra. Maria Aurilene Vasconcelos assumiu a direção, atuando no período de 1987 a 1990, nos anos de 1991 e 1992 Sra. Maria Helenita da Cunha geriu o estabelecimento, a Sra. Maria Angélica Marques dirigiu a escola nos anos de 1993 e 1994, a Sra. Kátia Maria da Silveira assumiu nos anos de 1995 e 1996, a sra. Maria Eunice de Vasconcelos assumiu a direção no período de 1997 a 2001, a Sra. Angela Ellismeire de Araújo desenvolve seu trabalho como gestora de 2002 até os dias atuais.

Quando construída em 1986 a estrutura física da escola continha 04 salas de aula, 01 cozinha, 02 banheiros e 01 secretaria com banheiro.

No início atendeu a demanda do local, mas os pais foram procurando cada vez mais a entidade para matricular seus filhos, o aumento gradativo e significativo do fluxo de alunos era crescente e a estrutura que a escola possuía era insuficiente, foi construída uma sala para tentar suprir a carência de estrutura, posteriormente, à 1ª Dama Maria Inês, solicitou ao seu esposo que construísse uma creche nas dependências da escola, e assim foi feito. Em 2002 houve uma grande ampliação com a construção de 01 sala de multimeios, uma diretoria com mais espaço, a ampliação da cozinha e uma bateria de banheiros. O esporte teve seu espaço com a construção de uma quadra em 2004 e desde então a escola desenvolve projetos esportivos com os alunos e com a comunidade, a qual usufrui deste espaço à noite e nos finais de semana,, que também atende outros eventos fora de sua programação. No mesmo ano foi implantado o curso de teclado e violão e aula de canto para coral, este projeto é denominado Música na Escola, no qual é desenvolvido até a atualidade. Em 2005 para atender as necessidades, pois o número de discentes era cada vez maior, foi construída mais uma sala e neste período organizou-se a sala de leitura. Com o grande avanço tecnológico a escola precisava entrar no mundo digital, e no ano de 2007 foi construído um laboratório de informática, sendo instalada internet no mesmo e no computador de uso administrativo. Foi considerada uma escola de referência no Estado do Ceará, pelo resultado alcançado no Programa alfabetização na idade Certa no ano de 2008 e 2009 foi recebido uma premiação do governo estadual intitulada “Escola Nota 10”, com esta condecoração veio um valor significativo onde se construiu o auditório, a arquibancada, um laboratório, reformou-se a galeria e algumas dependências e houve a aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos que pudessem contribuir na melhoria do processo educacional.

Uma unidade de ensino situada na periferia do município, onde existem muitos fatores externos que contribuem para a indisciplina, como drogas e prostituição, carência no acompanhamento familiar, mas mesmo assim percebe-se uma melhora significativa nos resultados, com a implantação de projetos pedagógicos educacionais importantes como o professor da família ( que diminuiu gradativamente a taxa de evasão escolar, zerando-a ), o de leitura e escrita, matemática, aluno leitor, indisciplina, entre outros. Atende a comunidade com alguns projetos sociais como o Saúde e Prevenção nas Escolas, Educação Ambiental, Segundo Tempo, Esportividade, distribuição de cestas básicas, prestando serviços à região.

Educa crianças e adolescentes no exercício da cidadania, com professores formados, responsáveis e comprometidos. A comunidade vê a escola como necessária, um ambiente onde se trata a todos com respeito, onde família,docentes ,discentes, auxiliares, organismos colegiados e corpo administrativo procuram conviver em harmonia, pensando na formação integral do educando, observando aspectos físicos e psicológicos, desenvolvendo ações sócio-educativas, procurando parcerias com a comunidade e com os pais (sendo necessário uma melhor participação por parte de alguns). O estabelecimento propõe ações que transformam sua realidade influenciando na formação do educando como cidadão crítico e consciente de si e do meio que o cerca. O foco é proporcionar um ensino de qualidade, contribuindo para a formação de valores como solidariedade, responsabilidade, afeto, igualdade, justiça, ética, respeito, promovendo a paz, tendo como base os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

No contexto atual, é necessário adquirir novos conhecimentos, com bases sólidas, fomentando no educando a importância de uma aprendizagem sistemática e interdisciplinar para o desenvolvimento de suas habilidades. A escola preocupa-se com o seu bom funcionamento, buscando soluções para os problemas existentes, passando pelo entendimento da complexidade e diversidade da sociedade brasileira, destacando-se a necessidade de realizar um projeto que abrangesse todos esses aspectos, surgindo assim o Projeto Político Pedagógico para nortear a nossa entidade, estudando a realidade onde estão inseridos os discentes, este projeto nos faz ter um olhar diferente sobre esta realidade, analisando o passado, para viver o presente e projetar-se para o futuro, proporcionando unidade administrativa e pedagógica. A escola é parte integrante da sociedade, os problemas que se enfrenta, são consequência do que acontece na família, na própria sociedade, onde a escola está inserida, se faz necessário priorizar a sua função pedagógica, juntamente com sua função social, acompanhando o avanço tecnológico e educando para a sociedade.


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