terça-feira, 28 de agosto de 2012

Semana do Folclore


Durante a Semana do Folclore foram realizadas atividades de sala como jogos, adivinhas, parlendas, lendas, etc. Com as turmas do 1° ao 5° ano, a culminância aconteceu com a encenação de lendas, uma por turma e nas turmas d0 6º ao 9° ano, os alunos pesquisaram as lendas urbanas, culminando com as dramatizações.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Homenagem aos Pais





Na noite de 14 de agosto, aconteceu na EEF Filomeno Freitas Vasconcelos um jantar em homenagem ao Dia dos Pais, com música ao vivo e várias brincadeiras, momento em que os pais se fizeram presentes e puderam curtir bastante.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Programação da Semana da Família

13/08 - Cine-papai

14/08 - Confecção de cartazes (as melhores frases serão premiadas)

15/08 - Produção textual "Meu pai e eu"

16/08 - Mensagem as famílias na Rádio Recreio daEscola - "O abraço salvador de vidas"

17/08 - Apresentação dos melhores cartazes e produções textuais

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Semana do Estudante





A Escola Filomeno Freitas Vasconcelos na semana do dia 06 ao dia 10 de Agosto, fez uma programação especial para comemorar o Dia do Estudante. A abertura foi feita no auditório da escola com a mensagem “Ser Estudante” (Marina Silva) e uma apresentação com o teatro de fantoches, falando sobre a vida de estudante. Cada dia da semana tivemos um momento especial para que os alunos mostrassem seus talentos; como na apresentação das histórias em quadrinhos, produção textual e desenhos, tendo como tema “Ser Estudante”. Fizemos visitas à Brinquedoteca e tivemos o cinema na minha sala. A Rádio Recreio também fez sua homenagem aos estudantes com uma programação bem animada, com recadinhos, mensagens e informações sobre essa data tão especial não só para os alunos como também para a escola em geral. Na sexta feira foi o dia do esporte. Momento mais aguardado pelos. Pela manhã tivemos o interclasse do 3º ao 5º ano, nas modalidades de handebol misto e futsal. Á tarde as turmas foram realizar seus jogos no Ginásio da Vila Olímpica, com as modalidades de futsal masculino e futsal feminino. Em comemoração ao Jubileu de prata pelos 25 anos da escola os alunos receberam medalhas pelo seu bom desempenho nos jogos e na sala de aula.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Programa da rádio recreio sobre a temática "SER ESTUDANTE"




APRESENTAÇÃO: ALUNOS DA ESCOLA E GRÊMIO ESTUDANTIL ESTRELAS DA PAZ


*MÚSICA: O FUTURO DO PAÍS
LOC 1- Bom dia professores, funcionários e alunos da escola Filomeno Freitas Vasconcelos, eu sou Antonio Roginério e a partir de agora você confere mais uma edição da Rádio Recreio que vem fazer uma homenagem aos nossos colegas e amigos estudantes.

Estamos aqui com as alunas Endreina Brito e Edivanisse Sousa. Temos também uma convidada especial que é a atual aluna nota dez da escola Filomeno Freitas Vasconcelos, a estudante Larissa Nascimento.

LOC 2- Bom dia, amigos ouvintes da Rádio Recreio, eu sou Edivanisse Sousa, estudo no 9º ano A. Hoje vamos falar sobre o dia do estudante, que é cada vez mais importante dar valor aos estudos e buscar novos caminhos. Só assim é possível ter qualidade de vida.

LOC 3- Olá, bom dia a todos que ouvem a Rádio Recreio, eu sou Andreina Brito, estudante do 6º ano A, faço parte do Grêmio Estudantil e quero neste dia dar os parabéns para todos os meus amigos e colegas estudantes.

Você já parou pra pensar na grande importância que tem o estudo na nossa vida? Para lhe ajudar vou ler uma mensagem que tem como título : Ser Estudante.
MENSAGEM.

Ser Estudante Marina da Silva

Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
LOC 1- E agora ouviremos a música
MUSICA
LOC 1- É isso aí pessoal. Vamos ouvir agora alguns recadinhos dos alunos.

LOC 2- Isso mesmo Antonio. E o primeiro recadinho é:
RECADINHOS

LOC 1- E tá chegando a hora da nossa convidada especial falar um pouco sobre a sua vida de estudante. Vamos dedicar essa música para todos os ouvintes da Rádio Recreio. Já já voltaremos para nossa entrevista.

MUSICA :

LOC 1- Estamos de volta pessoal.
LOC 2- É isso mesmo Antonio, mas antes de começarmos a entrevista, trouxe aqui uma curiosidade.
LOC 1- É mesmo Edivanisse? O que é?
LOC 2- O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. E você sabe por que esse dia é comemorado em 11 de Agosto?
LOC1- Não.
LOC 2- É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.
LOC 3- Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes. UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.
LOC1- Muito bem lembrado meninas. Agora vamos para a entreviste com a nossa convidada especial Larissa Nascimento. Bom dia Larissa.
Larissa – Bom dia Antonio, Andreina, Lais e a todos os ouvintes da Rádio Recreio. É muito bom estar aqui com vocês, desde já agradeço pelo convite.
LOC 1- Larissa, você está preparada para nossas perguntas?
Larissa:
LOC 1- Quantos anos você tem?
Larissa:
LOC 1- Em que ano você estuda, e quem é sua professora?
Larissa:
LOC 1- Você se considera uma boa aluna?
Larissa:
LOC 2 – Sua família lhe ajuda nos estudos?
Larissa:
LOC 1- Você costuma ler livros, jornais, revistas ou outras coisas?
Larissa:
LOC 3- Além de estudar o que você mais gosta de fazer?
Larissa:
LOC 1- Como é ser a melhor aluna da sala e também a aluna nota 10 da escola? Você ficou surpresa com esse prêmio?
Larissa:
LOC 2 – O que você pode falar para os seus colegas, pra incentivá-los a também serem alunos nota 10?
Larissa:
LOC 1- Muito bem Larissa, parabéns. Que você continue sempre essa aluna dedicada. Obrigado por sua participação na nossa Rádio Recreio.
Larissa: Obrigada pelo convite. Um bom dia para todos. Parabéns a todos os alunos pelo dia do estudante.
LOC 2- Agora ouviremos a música

LOC3- Recadinho do grêmio Estrelas da Paz.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas, para que isso aconteça, o estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala, bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar, em casa, os conteúdos que foram passados em sala de aula.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
Lembre-se: Nunca é tarde para aprender!

LOC 1- Muito bem Andreina. Hoje nós aprendemos muita coisa importante nesse programa, que contou com a participação dos alunos Andreina Brito, Laís Nascimento e Larissa Nascimento.
Nosso programa chega ao fim, desejamos pra você uma ótima manhã. Fique com Deus e até a próxima edição.