terça-feira, 31 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO 2011




Mais uma vez, o nosso municipio participa do Dia do Desafio, e todos da escola Filomeno Freitas Vasconcelos fazem parte desse grande mavimento que envolvem várias cidades do mundo inteiro, com o objetivo maior de incentivar a prática de atividades e exercícios fisicos, na busca de uma vida mais saudavel. Pela manhã, alunos e professores participaram de jogos recreativos e brincadeiras, também jogaram futsal e o garrafão. À tarde tivemos um momento de aeróbica com as brinquedistas Adriele e Rosarina, além dos jogos de futsal e voleibol. Os alunos também pularam corda, elástico e bambolê. No final do dia ainda tivemos a participação dos pais e jovens da comunidade no jogo futsal, fazendo sua parte e colaborando para esse dia de incentivo a atividade física.

Foi um dia diferente, divertido, onde mais de 300 pessoas da comunidade de Tucuns, participaram do movimento, quebrando sua rotina.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Depoimentos - Abuso e Exploração Sexual

Como fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores na mobilização do "Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual" os alunos do 6º Ano da EEF Filomeno Freitas de Vasconcelos expressaram sua opinião através de depoimentos que foram registrados pela prof. Leda Maria de Moura numa aula de Religião. Acompanhe o depoimento de alguns alunos.


"Acho muito injusto essas crianças passarem por isso, enquanto as maẽs ficam curtindo a vida e não ligam com o que acontece com os filhos. É muito errado uma mãe colocar um filho no mundo e não assumir"
(Alberlângia Joyce Nascimento - aluna do 6º ano)

"Toda criança tem direito de ser feliz e ser respeitada. Uma criança pde não saber o motivo que está passando por aquilo, mas sente a dor de nunca poder recuperar".
(Francisca Géssica do Nascimento - aluna do 6º ano)

"Sei que é errado, mas as pessoas adultas sabem e não pensam de forma correta. Tomem muito cuidado, crianças, para não se elvolverem com pessoas adultas".
(José Ailton Sousa Pedro - aluno do 6º ano)

"Ninguém deveria sofrer de abuso sexual. Isso é uma coisa muito errada que acontece diariamente. Nesse dia, nós deveríamos sse conscientizar e quando souber de algum caso como esse ir diretamente a delegacia ou ligar para a polícia, denunciando".
(Rafael Ferreira de Vasconcelos - aluno do 6° ano)

"Sou contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, pois as pessoas que fazem isso não têm noção das consequências que podem acontecer com essas crianças e não são poucos"
(Débora Dalis Andrade - aluna do 6º ano)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do combate ao abuso e a exploração sexual





A E.E.F. Filomeno Freitas Vasconcelos mobilizou-se para informar e orientar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Dia D aconteceu na quarta-feira, dia 18 de maio de 2011, onde ocorreu uma mobilização com todos os professores e alunos, com o objetivo de alertar sobre a gravidade do assunto, procurando desenvolver uma política de valorização da vida e da pessoa humana, incentivando a reflexão sobre o sentido da vida, a liberdade de opções pessoais e o desenvolvimento do senso de responsabilidade.
Em sala os professores do 1º ao 5º ano deram uma breve introdução sobre o assunto com o objetivo de sensibiliza-los sobre essa problemática, do 6º ao 9º os professores aprofundaram o assunto abordando o
PORQUE O DIA 18 DE MAIO, no 6º ano a professora utilizou-se do vídeo do Globo Repórter que apresenta o caso Araceli, após houve debate e o estudo sobre o dia 18 de Maio, como atividade avaliativa houve produção de depoimentos sobre o tema e a escolha do melhor para postar no blog da escola; no 8º A e B, aconteceu a exposição do vídeo de imagens referentes ao assunto, logo após discussão com a abordagem sobre a origem da “campanha” de alerta e a criação do dia D, e a atividade proposta foi confecção de panfletos pelos alunos; no 9º A e B, houve uma conversa introdutória sobre o assunto com a turma, esclarecendo dúvidas dos alunos, aconteceu o estudo do material para esclarecimento, debate sobre o bullyng e juri simulado sobre o tipo de pena que seria dado a uma pessoa que cometeu um abuso sexual contra uma criança. Em todas as turmas foi trabalhado o texto “Brilha o Sol à luz do ECA”, que aborda essa problemática.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Feira de Música

Os gremistas que estudam nos 9º ano A e B, com o apoio de alguns alunos, realizaram no dia 15 de abril, a Feira de Música. Os temas centrais eram: Teoria, Estilos Musicais, Instrumentos Musicais e Cantores Consagrados.

No tema “Teoria” apresentamos: A escala musical, elementos da música, qualidade do som, propriedades do som e o conceito de música.

No tema “Estilos Musicais abordamos a origem de alguns estilos, tais como o Hip Hop, o rap, forró, axé, calipso, sertanejo, pop rock, baião e música pop.

No tema “Instrumentos Musicais” apresentamos os tipos de instrumentos musicais: corda, sopro, percussão e variados, com exemplos de cada tipo.

No tema “Cantores Consagrados” foi abordado a biografia de alguns cantores como Joelma ( Calipso), Zezé di Camargo e Luciano, Lady Gaga e Justin Bieber.

Alguns alunos que participam do Projeto “Música na Escola” foram incluídos na Feira Livre. Desca-se Sávio Hércules, Isabel Andrade, Amanda Vasconcelos, Mirian Rodrigues e Vanessa Sousa. A Feira Livre também contou com a participação de alunos não engajados no projeto, destacando-se a participação da Aparecida Ferreira, Janaína Nascimento e Skarlat Sousa.